domingo, 3 de outubro de 2010

Poluição eleitoral gratuita!


            Hoje é dia de eleição, e eu fiz a minha parte: analisei os candidatos e fui votar! O clima estava agradável e como até minha mãe já está pegando no meu pé por causa do meu sedentarismo, resolvi ir caminhando até o local onde voto.
            De casa até a minha seção são aproximadamente um quilômetro, e o que eu vi nesse trajeto me deixou decepcionado: quase um quilômetro de santinhos espalhados pelo chão, sujando as ruas e entupindo bueiros.
            Fazendo um retrospecto dos últimos meses, tiro a conclusão de que o período de campanha eleitoral deveria chamar-se período de POLUIÇÃO eleitoral. Se não fosse apenas a agressão ao meio ambiente, mas há também a poluição sonora e visual que nos ataca, sem meio de nos defender.
            Todos os dias durante esse período há dezenas de carros de som que circulam a cidade, tocando jingles de campanha irritantes e que insistem em grudar em nossas mentes. Em todo lugar há dezenas de placas e cartazes de campanha empilhados, tirando a atenção e cobrindo belos cenários (sem contar que é um rosto mais esquisito que o outro que estampa essas placas).
            E o que eu me perguntei enquanto andava e observava foi: quem vai limpar essa sujeira? Será que o candidato vai organizar um mutirão pra limpar as ruas ou vai sobrar pro tio de roupa laranja, que nem sequer apóia o ser que vai estar olhando pra ele através das centenas de santinhos e folhetos que ele vai ser obrigado a juntar? Ou pior que isso ainda. Essa sujeira vai simplesmente ficar ali! Sim, é o que acontece na maioria das vezes. A sujeira fica acumulada nas ruas esperando que a natureza faça sua parte. Então virá a chuva, que vai arrastar essa sujeira para os bueiros e entupi-los. E o que vem depois disso? A chuva não vai ter pra onde escoar e vai transbordar, entrando nas casas e fazendo estrago. E nessa hora o cidadão que espalhou esses papéis desordenadamente vai até a prefeitura reclamar com os políticos que tem água da chuva entrando pela sua porta!
            Eu sei que a maior parte dos candidatos nem faz idéia de que fim leva seu material de campanha. Por isso eu deixo a dica para uma próxima eleição. Invista em algo que seja mais fácil de controlar e faça mais efeito. Treine, conscientize aqueles que irão te representar. E por favor, não mande um carro passar tocando uma musiquinha extremamente irritante as 8 horas da manhã na frente da minha casa!

God Bless You!

Nenhum comentário:

Postar um comentário