segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Shhh!


         

     “Retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito. Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que serrar os seus lábios, por sábio.” (Provérbios 17:27-28)

   Este provérbio destaca os benefícios de ficar de boca fechada:
1-    É o melhor a se fazer quando não tem algo que vale a pena ser dito;
2-    Ficar em silêncio te dá a chance de ouvir E APRENDER, e;
3-    A pessoa que mantém-se em silêncio passa a ter algo em comum com os sábios!

   Quando falamos muito e ouvimos pouco, passamos a impressão que nossas idéias são mais importantes que a dos outros. Você já pensou em inverter o processo? Estar em uma roda de amigos e apenas ouvir? Além daqueles que estiverem falando se sentirem bem por ter um pouco de atenção, você vai aprender muito sobre essas pessoas. É uma ótima experiência para conhecer as pessoas.
  
   O apóstolo Tiago também comenta várias vezes em seu livro a importância de se manter em silêncio, como no versículo 1:19: “...mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”
   Mas por que mencionar “tardio para falar, tardio para se irar” no mesmo versículo? O próprio Tiago mais a frente fala o como a língua é perigosa, e dos estragos que ela pode causar (Ti 3:1-10). E voltando um pouco para Provérbios lemos que “na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente”.
   Como diz a minha vó, a língua é o chicote do corpo. Mas nós não nos comunicamos apenas pela voz. Estamos vivendo na era da comunicação. E na web o que não faltam são blogs, chats e redes sociais onde palavras mal colocadas são mal interpretadas e se espalham como o fogo numa floresta, arruinando o que tiver pela frente.
   Quanta confusão é gerada em 140 caracteres. Confusão que poderia ter sido evitada se tivéssemos domínio sobre nossas palavras e refreássemos nossa língua... ou melhor, nossos dedos!
   Por isso hermanos, assim como tenho feito, pois não penso estar livre deste problema também, aconselho a pedir a Deus sabedoria (Ti 1:5) e domínio sobre as palavras – ou domínio próprio (Gl 5:23).

God bless you!

2 comentários: